Blog

Veio Ernesto... depois Joana. Nasceu uma mãe: Sylvana!

sábado, 27 de março de 2010

Primeiro mensário de Joana

Como o tempo passa rápido!Fizemos o primeiro mensário de Joana com as ilustres presenças das parteiras Marília e Paloma, da amiga Sabrina e da nossa companheira Suely. Comemoramos com um delicioso bolo de chocolate e festejamos a gostosura da nossa pequena Joana, que cada dia fica mais fofa e esperta.
Bênçãos para ela!

sexta-feira, 26 de março de 2010

Casa de Parto de São Sebastião/DF

Diga NÃO ao fechamento da Casa de Parto de São Sebastião/DF.
Se voce concorda com o texto abaixo, entre no link e assine http://www.PetitionOnline.com/CPartos/petition.html

Ilmo. Sr. Wilson Lima
Governador em exercício
Governo do Distrito Federal

Senhor Governador:


Nós abaixo-assinados, cidadãos preocupados com o bem-estar e a saúde da população, vimos através deste solicitar de V. S. que mantenha em funcionamento a Casa de Partos de São Sebastião, no Distrito Federal.

A Casa de Partos vem realizando excelente trabalho de atendimento à população feminina, desde o pré-natal até o pós-parto, e sua atuação está em conformidade com as orientações do Ministério da Saúde, tanto a Portaria GM N° 985/ 1999, como a RDC N° 36/2008 da ANVISA e com as diretrizes da Política Nacional de Humanização. A atual equipe de enfermeiras e enfermeiros obstetras, que realiza cerca de 500 atendimentos mensais entre consultas de pré-natal e partos, tem tido excelentes resultados. Para os casos de maior gravidade, há sempre uma ambulância disponível, que transfere os casos de risco habitual para o Hospital do Paranoá e os casos de alto risco para o Hospital Regional da Asa Sul.

Houve uma consulta ao Ministério Público, que posicionou-se em favor da continuidade das atividades, tendo sido colocado como requisito para essa continuidade a disponibilização, por parte da Secretaria de Estado da Saúde do Distrito Federal (SES-DF), de médicos obstetras para a retaguarda em caso de necessidade. Salientamos que, em lugar de propiciar essas condições para a continuidade do atendimento, tão necessário para a população, a SES-DF descumpriu a determinação do Ministério Público e decidiu pelo fechamento da Casa de Partos.


Sabemos que V.S. é sensível ao tema, pois foi autor da Lei N° 3090/2002, também chamada de Lei do Parto Solidário, que prevê a presença de acompanhante durante o trabalho de parto – Lei essa plenamente respeitada na Casa de Partos de São Sebastião, um dos poucos estabelecimentos do Distrito Federal em que é cumprida. Esse fato consta no link para a sua página na internet.


http://wilsonlima.com.br/artigo/casa-de-parto-de-sao-sebastiao/


Sabemos também que é de seu conhecimento outras tentativas para fechar a Casa de Partos, sendo que pessoalmente tomou a iniciativa de promover petição para a população da região, para que não perdessem este serviço, e isso num passado bem recente, há menos de um ano, conforme consta nesta página de seu sítio.


http://wilsonlima.com.br/artigo/deputado-wilson-lima-promove-abaixo-assinado-em-sao-sebastiao/

Assim, vimos à sua presença solicitar que reitere esse apoio e que não permita que a população de São Sebastião perca a disponibilidade desse serviço, reconhecidamente de qualidade e resolutivo. As mulheres e as crianças de São Sebastião lhe serão eternamente gratas.

POR FAVOR, MANTENHA A CASA DE PARTOS DE SÃO SEBASTIÃO EM FUNCIONAMENTO!!!!

terça-feira, 23 de março de 2010

Família Feliz!

Num sábado de sol e chuva, ficamos em casa fazendo bagunça!Joana, 30 dias nde nascida, esperta toda, posou pra foto.
Ernesto, que ultimamente não tem gostado de tirar foto, aceitou tirar essa.
E aí está a Família Feliz!

sábado, 20 de março de 2010

Movimento em favor da Casa de Partos de São Sebastião

Em Brasília temos uma única Casa de Parto, que hoje está sob direção das enfermeiras-obstetras, ajude-nos para que ela continue aberta oferecendo este serviço à comunidade
Clique aqui para assinar este pedido!
Nós podemos fazer a diferença!
As enfermeiras da Casa de Parto precisam do nosso apoio. E principalmente as mulheres e crianças de São Sebastião.
Contamos com você!
Renata Beltrão
pela Ciranda de Mulheres do Distrito Federal

terça-feira, 16 de março de 2010

Mini relato de amamentação

Joana mama que mama. Pegou o peito bem direitinho desde a primeira hora (e por que não dizer primeiros minutos), inclusive ajudando a saída da placenta.

Hoje, com 23 dias, ela mama bastante, talvez por causa do calor que faz em Brasília, mas notei que as dobrinhas das perninhas surgiram. Isso significa que ela também está ganhando peso!

Ela não foi igual ao irmão, que tinha preferência por um dos seios/mamilos e por isso acabou rachando e ficando dolorido.

Pra ajudar na produção do leitinho (e eu acredito) a mamãe come muita comida de milho, o que inclui munguzá, cuscuz e bolo de milho.
Mamãe está contente com você, Joaninha!

quinta-feira, 11 de março de 2010

Como é bom amamentar!

Minha linda e doce Joana está mamando à vontade!
Hoje, completa 19 dias de muito leite!
Mamãe está feliz da vida!

segunda-feira, 8 de março de 2010

Cem anos do Dia Internacional da Mulher

Clique na imagem para ampliar

domingo, 7 de março de 2010

Direito ao acompanhante no parto: Mulheres denunciam ao Ministério Público descumprimento da lei

A rede de mulheres Parto do Princípio aproveita o dia 8 de março, data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, para denunciar ao Ministério Público abuso do poder médico e das instituições hospitalares privadas e públicas, em descumprimento sistemático da lei que garante o direito a um acompanhante no processo do parto. Simultaneamente, a Parto do Princípio divulgará os benefícios e o direito da mulher a um acompanhante no processo do parto.

A Rede Parto do Princípio, juntamente com outras organizações civis, entrega no dia 8 de março ao Ministério Público de vários estados um documento que denuncia o descumprimento sistemático da Lei que garante à mulher o direito de ter ao seu lado um acompanhante de sua escolha durante o trabalho de parto, no parto e no pós-parto. O quadro do desrespeito à lei em todo território nacional é alarmante e a desinformação é geral. “Eu fui colocada para fora da sala de cirurgia durante a cesárea da minha irmã, pelo anestesista de plantão! Quando fui agradecer por ter permitido que eu entrasse, ele disse que era contra a presença de acompanhantes, que um centro obstétrico não é um circo onde médicos dão espetáculos para estranhos assistirem, e que eu deveria sair imediatamente.", diz Vânia C. R. Bezerra. “Eu não sabia que existia essa lei, meu marido ficou do lado de fora pedindo ao médico para entrar por horas, disseram a ele que somente mulheres podiam entrar.” - denúncia anônima. “Sinto muito, mas ela não pode ficar na enfermaria com você. E também já está na hora de você crescer e aprender a fazer as coisas sozinha, já vai ter um bebê, já é bem crescidinha.” - G., de Fortaleza-CE “A mulher que nos recebeu foi muito agressiva quando insistimos para que eu pudesse ter um acompanhante e citou o caso de outro hospital grande da cidade que também não aceitava acompanhante, como se isso tirasse a responsabilidade dela.” - A., de Fortaleza-CE. Apesar da lei, a cada dia milhares de mulheres em todo Brasil sofrem esse tipo de abuso do poder médico e das instituições hospitalares privadas e públicas.
A Parto do Princípio, neste dia 8, toma duas frentes de ação: - Entrará com as denúncias no Ministério Público de diversos estados. - Iniciará uma campanha de divulgação da lei e do direito que ela protege. A denúncia Buscamos levar ao conhecimento do Ministério Público Federal um panorama do que acontece em todo o Brasil em relação à Lei do acompanhante no parto, apresentando as graves implicações para as saúdes materna e neonatal. Denunciamos o abuso do poder médico e das instituições públicas e particulares, demonstrando que existe um boicote em divulgar e respeitar a lei tanto nas instituições do Sistema Único de Saúde (SUS) como nas particulares. Abordamos também a completa omissão da Agência Nacional de Saúde (ANS) na regulamentação do direito e sem restrições. Fatos sobre a lei No dia 7 de abril de 2005, entrou em vigor a Lei 11.108 que garante às parturientes o direito à presença de um acompanhante durante o trabalho de parto, parto e pós-parto imediato, no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS.No dia 2 de abril de 2008, entrou em vigor a Resolução Normativa nº 167 da ANS, na qual atualiza as diretrizes para os planos privados de assistência à saúde constando a exigência da cobertura de um acompanhante indicado pela parturiente nos Planos Hospitalares com Obstetrícia.
No dia 3 de junho de 2008, a ANVISA, através da Resolução da Diretoria Colegiada nº 36, no item 9.1 prevê que "O Serviço deve permitir a presença de acompanhante de livre escolha da mulher no acolhimento, trabalho de parto, parto e pós-parto imediato" reiterando o direito para os atendimentos particulares. Já se passaram quase 5 anos desde que a Lei 11.108 entrou em vigor. A grande maioria dos serviços de saúde ainda não permite a entrada de acompanhante, restringe o seu tempo de permanência, cobra uma taxa para sua entrada, ou limita a escolha da parturiente. “Apesar de ser de conhecimento da classe médica que o acompanhante traz muitos benefícios para a saúde da mulher e do bebê, esse direito continua a ser negado ou cerceado!”, afirmam membros da rede Parto do Princípio.
Uma questão de saúde Os benefícios da presença de um acompanhante para a parturiente e para o recém-nascido foram amplamente demonstrados. Entre outros, a presença do acompanhante foi relacionada à diminuição do tempo do trabalho de parto e parto e a melhores índices de Apgar no bebê. A Organização Mundial de Saúde recomenda a presença de um acompanhante de escolha da mulher desde 1996 (OMS).
Nossas propostas Junto ao documento, várias propostas de soluções foram apresentadas, entre elas: - Exigir que a Lei seja afixada em quadro de informações na recepção das maternidades públicas e privadas. - Que as mesmas informações estejam impressas no Cartão da Gestante. - Estabelecimento de uma multa a ser paga pela instituição em caso de denúncia de descumprimento da Lei. - Que seja criada campanha de veiculação do direito na mídia, orientando para os meios de fazer valer este direito ou denunciar casos em que tenha sido negado. A divulgação Divulgaremos a Lei do Acompanhante para que as usuárias do sistema de saúde tomem conhecimento do seu direito e possam exigir que ele seja respeitado no estabelecimento em que elas vão dar à luz. A tomada de consciência da população deste direito é o caminho para obtermos mudanças na postura dos médicos, hospitais e maternidades que continuam negando ou cerceando esse direito às mulheres. A Parto do Princípio é uma rede de mulheres, consumidoras e usuárias do sistema de saúde brasileiro, que oferece informações sobre gestação, parto e nascimento baseadas em evidências científicas e recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS). Conta hoje com mais de 250 pessoas trabalhando, voluntariamente, em 16 estados e no Distrito Federal, na divulgação dos benefícios do parto ativo. www.partodoprincipio.com.br O que vai acontecer na sua cidade: (confira a atualização da programação no nosso site)

BRASÍLIA
Panfletagem
Representante: Clarissa Kahn e Clarice Andreozzi Telefones: (61) 8139-0099 e (61) 9209-7471 Dia: 08/03 à tarde Local: a confirmar
Representante: Sabrina Dias e Sylvana Karla Telefone: (61) 8160-7623 e (61) 8108-2161
Dia: 07/03 Hora: 10h às 12h Local: Parque da Cidade Dia: 08 a partir das 18h LOCAL: Em frente ao Conjunto Nacional

BELÉM
Denúncia no Ministério Público
Representante: Suzana Gaia Telefone: (91) 3285-7039 Data: 08/03
Panfletagem
Representante: Thayssa Rocha Telefone: (91) 8884-0209 Data: 07/03Hora: 10h às 11h - Local: Praça da RepúblicaHora: 11h às 12h - Local: Praça Batista Campos

BELO HORIZONTE
Denúncia no Ministério Público Representante: a definir (consulte nosso site no decorrer da semana) Telefone: (31) 9312-7399 Data: a definir (consulte nosso site no decorrer da semana)
Panfletagem Representante: Mariana de Mesquita e Pollyana do Amaral Telefones: (31) 8637-2954 / 9312-7399 Datas: 06 e 07/03 Hora: 10 às 22h Local: Feira do Bebê e da Gestante, no Minascentro

CAMPINAS
Denúncia no Ministério Público
Representante: Renata OlahTelefone: (19) 9132-9621Data: 08/03

FORTALEZA
Denúncia no Ministério Público
Representante: Socorro MoreiraTelefone: (85) 3262-0483 (85) 8886-9105Data: 08/03

GUARULHOS
Denúncia no Ministério Público
Representante: Renata Budoia Telefone: (11) 8231-7750 Data: 08/03

JOINVILLE
Panfletagem
Representante: Mikaela Lindermann
Telefone: (47) 3423-2665Data: 07/03Hora: 11h às 16hLocal: Parque Zoo Botânico, Praça Nereu Ramos

MARINGÁ
Panfletagem
Representante: Patricia Merlin e Renata Frossard
Telefone: (44) 3222-9104 / 9927-7298Email: patimerlin@partodoprincipio.com.brData: 08/03Local: Rua Santos Dumont

NITERÓI
Panfletagem
Representante: Gisele Muniz Telefone: (21) 2616-0357 / (21) 9931-9923 Data: 08/03

PELOTAS
Panfletagem
Representante: Isane D'Avila Contatos: (53) 9105-1430 / 3303-1097 amadrecer@hotmail.comData: 05 de março Hora: 10h às 11h30 Local: calçadão da Andrade Neves (em frente à C&A)

PORTO ALEGRE
Denúncia no Ministério Público e panfletagem
Representante: Alessandra Krause Telefone: (51) 9685-2114 alessandrakrause@bol.com.br Data: 06/03 Hora: 10h30 Local: Parque da Redenção

RECIFE
Panfletagem
Representante: Júlia MorimTelefone: (81) 9979.8817/ 9258.7457julia@partodoprincipio.com.br
Data: a definir - colhendo denúncias

RIO DE JANEIRO
Denúncia no Ministério Público e panfletagem
Representantes: Mireille Jandorno e Ingrid Lotfi E-mail: mireillie@partodoprincipio.com.br Telefone: (21) 9346-6624 e (21) 9418-7500
Data da denúncia: 08/03
Data da panfletagem: a partir do dia 14 Local: a confirmar

SÃO CARLOS
Denúncia no Ministério Público e panfletagem
Representante: Vânia Cristina Rondon Bezerra Data da panfletagem: 06/03 e 08/03Data da entrega da denúncia: 08/03 Telefone: (16) 3375-1648 e 9794-3566

SÃO BERNARDO DO CAMPO
Panfletagem
Representante: Deborah Delage Telefone: 9201-5245 e 4043-8214grupomaternamente@gmail.comData: 6 de março Hora: tarde Local: Parque Salvador Arena: Av. Caminho do Mar, 2.980 - Rudge Ramos

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
Panfletagem
Representante: Flavia PenidoTelefone: (12) 3948-1858 / 9124-9820flapenido@partodoprincipio.com.br

SÃO PAULO
Panfletagem
Representante: Thais MedeirosTelefone: (11)3554-6864thais@mamaedahora.com.brData: de 13 a 27 de MarçoHora: das 10 às 19 horasLocal: Rua Cotoxó 603 Perdizes
Denúncia no Ministério PúblicoRepresentante: Deborah DelageTelefone: 9201-5245 e 4043-8214

VITÓRIA
Denúncia no Ministério Público e panfletagem
Representantes: Cristiane Kondo e Thais Ramos
Entrega da denúncia: 08/03Telefone: (27) 3225-4912 / 8809-6283 / 9838-8501E-mail: crikondo@gmail.com

quinta-feira, 4 de março de 2010

Parto em casa é seguro!

E foi publicada no site Guia do Bebê a crítica feita pela Dra Melania Amorim à matéria "Dar à luz na própria residência pode representar sérios riscos" do mês de fevereiro/2010.
Clique aqui e leia na íntegra a matéria "Parto em casa é seguro"!



quarta-feira, 3 de março de 2010

Lei do Acompanhante - Faça valer!

Clique na imagem para ampliar